domingo, 18 de abril de 2010

Games são Arte

O, talvez maior, critico de filmes da atualidade, Roger Ebert, escreveu em seu blog hoje que games não são uma forma de arte. Com as palavras do mesmo:

Eu me mantenho convencido que games, a princípio, não podem ser considerados uma forma de arte. Talvez seja idiota de minha parte dizer “nunca”, por que nunca, como Rick Wakeman mesmo disse, é muito, muito tempo. Deixe-me simplesmente dizer que nenhum jogador de videogames da atualidade chega-rá a ver a época em que games sejam uma forma de arte.

A princípio isto me lembra alguns críticos de arte do começo do século XX. Eles diziam que arte moderna nunca poderia ser considerada uma forma de arte. Isto me lembra as inúmeras pessoas que afirmavam que o CD nunca tomaria o lugar do vinil, nem que a TV chegaria onde chegou. Enfim, este tipo de crítico existe em todo lugar, mas Roger Ebert é diferente. Porquê? Ele está tecendo estes comentários depois que os games provaram, e muito bem, ser uma excelente forma de arte.

Para ilustrar isto tudo, tomemos Steven Spilberg como exemplo. Steven é um diretor de filmes, que como tal da muita importância à estória que quer passar. Já neste século o mesmo disse:

Games só poderão se tornar uma verdadeira forma de arte literária quando eles conseguirem fazer algum adulto chorar.

Alguns anos e muitos incríveis jogos depois (se bem que antes dele dizer isto, já tínhamos games como Final Fantasy VI/VII entre nós) ele mudou de idéia e se tornou um, também, diretor de games. Esta é a diferença de Roger Ebert, ele continua com a mente fechada.

Agora deixo vocês com checklist de motivos para games serem considerados uma forma de arte, mesmo dentro dos padrões de Ebert:

  1. Livros possuem estória fabulosas e são considerados uma forma de arte, games também. Checado.
  2. Filmes tem direções de arte impressionantes e são considerados forma de arte, games também. Checado
  3. Albums musicais trazem musicas que fazem você viajar no tempo, games também. Checado.
  4. Todas as opções acima possuem centenas de artistam trabalhando pesado para deixar seu produto da melhor forma possível, tendo lucro ou não. Isto de aplica a Filmes, Livros, Albums musicais e, com tudo isto junto, a games.

Por fim, digo que Roger com certeza mudaria de opinião se ele pegasse o console de seu filho emprestado por alguns dias. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário